A sensível arte de se ler um texto

Texto a sesível arte ler texto Aprendi que para eu ler um texto tenho que esvaziar-me. Assim como quando vou assistir a uma aula de dança. Textos geralmente possuem um título que já nos remete à várias ideias e portanto a criar expectativas. Aprendi que essas expectativas podem cegar-me como leitora. As mais diversas delas podem surgir: com relação a como o assunto foi abordado; qual ou quais pontos de vista estão no texto; se é polêmico ou não… O mais importante é que essas expectativas geralmente estão relacionadas a alguma experiência que passamos e à informações que obtivemos anteriormente. Mesmo que ainda não conheçamos o tema, existe uma certa tendência de sempre procurarmos pontos que nos são familiares para nos identificarmos com ele. O problema é quando essa expectativa é tão forte que acaba nos induzindo a concluir ou distorcer coisas que não estão representadas no texto em questão. Podemos não conseguir interpretá-lo justamente porque não demos “ouvidos” a ele. É como duas amigas conversando: uma está tentando contar algum causo e a outra já está prevendo o que ela vai contar. E mais! Já está também articulando o conselho que vai dar! Não tem como essa amiga compreender o que a outra está tentando dizer… Ela não está ouvindo… Claro que temos que levar em conta que existem pessoas que não conseguem expressar-se claramente. Aí fica difícil de entender. Mas, tirando essa situação, a leitora é como uma ouvinte. Se ela não prestar atenção, se ela não “der ouvidos” para o que o texto está querendo dizer, talvez tire conclusões precipitadas… e até equivocadas… Quando já tivemos bastante contato com o assunto então… Nem precisamos chegar na metade do texto para já termos um montão de opiniões a respeito…rsrs… Sabemos que uma palavra pode mudar o contexto de toda uma frase. Imaginem se, durante a leitura, deixarmos passar uma frase inteira… Além do mais, um mesmo assunto pode ser abordado de vaaaaaarias maneiras. Talvez a leitora esteja entrando em contato com uma nova abordagem. Se não for cuidadosa ao lê-la… E textos irônicos?? É preciso mais sensibilidade ainda… Talvez até um pouco de astúcia. Ler para mim transformou-se num exercício de auto-conhecimento. E observar o posicionamento das pessoas perante um texto, um exercício de conhecer o outro. Ler o texto rapidamente, ler com expectativas, ler com a emoção alterada… Talvez possa prejudicar a compreensão. Como leitora aprendi que tenho que esvaziar-me para ler um texto. Já que me dispus a isso, entendo que tenho que fazer o máximo para compreendê-lo, independentemente da minha opinião. Se for opinar, o cuidado deve redobrar. Como autora de várias categorias de textos, aprendi que não posso esperar essa compreensão de todos. Porque isso tem a ver com o modo da pessoa se relacionar. E de enxergar e levar a vida.]]>

Meta Data

Title: A sensível arte de se ler um texto
Date Posted: outubro 8, 2014
Posted By:
Category: Textos e publicações
Tags:, , ,

3 thoughts on “A sensível arte de se ler um texto

  1. Gravatar of mariza who made comment number 134 mariza says:

    Quero receber seus escritos..bjs

  2. Gravatar of Natalia F Monteiro who made comment number 135 Natalia F Monteiro says:

    Dizer o que? Suas palavras são maravilhosas. Posso ouvi las, senti- las, interpreta-las e tirar mais conclusões ainda. Vc nos faz refletir! Obgda por nos presentear com tamanha verdade.

  3. Gravatar of viviane who made comment number 136 viviane says:

    Ótimo texto!!através da leitura conhecemos o outro pensamento, e as nós mesmo em um próximo momento . Até consigo ver você falando!!!bj grande!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.